sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Câmara Municipal de Tutoia concede título de Cidadão Tutoiense ao senhor Antônio Salustiano de Lima Filho, o "Lima".


Reconhecimento mais do que justo.

Câmara Municipal de Tutóia aprova título de Cidadão Tutoiense ao senhor Antônio Salustiano de Lima Filho, o "Lima”


Antônio Salustiano de Lima Filho
                                       aos 85 anos de idade.                                        



Foi aprovado na Câmara Municipal de Tutoia em sessão da última segunda-feira(14), por proposição do vereador Viriato Cardoso, o título de cidadão tutoiense ao senhor Antônio Salustiano de Lima Filho,  o "Lima(85)," que natural da cidade de Brejo, reside em Tutoia há  mais de 64 anos e foi  dentista e coletor estadual neste município por muitos anos.


Por Euges Lima (Historiador)

LIMA, UM CIDADÃO TUTOIENSE DE FATO E DE DIREITO


Foto da época de dentista em Tutoia nas  décadas de (1950/1960)


O Sr. Antônio Salustiano de Lima Filho, popularmente conhecido como "Lima", nasceu em 21 de fevereiro de 1935 na cidade maranhense de Brejo, filho do casal Antônio Salustiano de Lima (comerciante) e Maria do Carmo de Lima, era o quinto filho de um total de onze filhos.

Lima fez seus estudos primários na cidade de Brejo, sendo aluno do afamado professor brejense "Mestre Jaime". Aos 15 anos passou com louvor no exame de admissão do Colégio dos Irmãos Maristas em São Luís, estudando em seguida no Liceu Maranhense, chegando a participar nesse período das manifestações de rua da Greve de 1951 que foi um movimento popular e político das oposições coligadas contra a posse de Eugênio Barros e o mandonismo vitorinista. 

Aos dezoito anos, retornou a sua cidade natal e lá, aprendeu a profissão de dentista prático com o dentista Araújo, amigo de seu pai. Após esse momento de aprendizagem, seu “Tonico”, como era conhecido o pai de Lima, que lhe comprou um gabinete dentário novo em folha e a partir daí, o Lima, passou então a exercer essa profissão no município de Brejo.

Mas é só em 1956 que seu destino o traz para a cidade de Tutóia, quando seu irmão mais velho, Manoel Prestes de Lima, o “Padre Prestes”, que era um jovem padre, assume a paróquia de Tutóia (1956/1959). Isso o estimula a visitar a cidade e acaba selando seu destino e futuro. O que era para ser apenas umas férias acabou sendo algo mais permanente, pois o dentista da cidade, conhecido como Oliveira, estava indo embora, surgindo assim uma oportunidade de trabalho para o jovem dentista brejense, assumindo assim o posto de dentista da cidade, substituído o anterior.

Portanto, é assim que o Antônio Salustiano de Lima Filho, o nosso conhecido "Lima", chega a Tutoia aos 21 anos, exercendo essa profissão por muitos anos e prestando relevantes serviços nessa área a população tutoiense da época, tão carente desses serviços.

Abrindo um parêntese, vale a pena registrar aqui uma curiosa história que ligam dois personagens de nossa cidade, “Lima” e o saudoso "Zé Ourives" que faleceu recentemente e que foi conhecido dentista prático, político, prefeito e vice-prefeito de Tutoia. Zé Ourives, aprendeu o ofício de dentista prático com o Lima que nessa época o ensinou, convencendo-o a trocar a profissão de pedreiro que exercia a época pela de dentista.

É nesse cenário que Lima vai se estabelecendo em Tutóia, uma cidade muito diferente da de hoje, de ruas sem calçamento, sem asfalto, era tudo areia, muita areia, com poucas residências, poucos habitantes, poucos prédios, bastante carente, mas com uma movimentada vida portuária, onde atracavam navios nacionais e estrangeiros de grande calado e possuía algumas repartições públicas, federais inclusive e de uma beleza natural impar e inigualável.

Se deixando ficar em Tutóia, Lima, forma família, quando se casa em 1962 com a Tutoinse Maria José Fonseca da Silva, a "Dequinha", filha de Antônio Silva e Matilde Fonseca e irmã da saudosa e conhecida Miriam Fonseca.

Mas não foi só como dentista que Lima contribuiu para o desenvolvimento de Tutóia e seu povo, a partir de meados da década de 1960, o nosso personagem, muda de profissão e entra no serviço público estadual, indo trabalhar na Secretaria de estado da fazenda do Maranhão durante o governo de Newton Belo, assumindo a chefia de mais de dez coletorias no estado e assumindo também a chefia de dois postos fiscais de fronteira, o posto do Gurupi, na extrema com o Pará e o posto do Piranji na divisa com o Piauí, durante seus 35 anos de serviços prestados a esse órgão, assumindo durante esse período por três vezes a chefia da coletoria de Tutoia, contribuindo mais uma vez, agora, como representante do fisco estadual, onde recebeu vários certificados de sua secretaria pelo bom desempenho em suas funções. Lima foi um coletor bem quisto pela classe de comerciantes, grandes e pequenos do seu tempo, assim como por toda população tutoinse.

 Lima se aposentou na década de 1990 e hoje, aos 85 anos, vive junto de sua esposa e família. São seus filhos: Eudes Lima, Eudileia Lima, Eudiane Lima e Euges Lima. Lima. Contribuiu no seu tempo em vários momentos e por meio de  duas profissões, dentista e coletor estadual para o engrandecimento de Tutoia e seu povo, mas também com a existência de sua vida e sua família em Tutóia, ao longo dessas mais de seis décadas como munícipe de nossa querida cidade, então, por tudo isso, por essa longa e exitosa trajetória em nosso município que ele sem dúvida, merece nesta fase de sua vida as nossas homenagens e  reconhecimentos.

Praça dos Teremembés-Tutoia, Lima e sua esposa Maria José Fonseca da Silva



Pe Manoel Prestes de Lima - Padre em Tutoia de 1956/1959, irmão do Lima.
                                                  Pe Manoel Prestes de Lima faleceu em 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário