terça-feira, 15 de dezembro de 2020

O DIA QUE O PRESIDENTE AFONSO PENA VISITOU TUTÓIA

 

Presidente Afonso Pena e o governador Benedito Leite, Palácio do Governo, 1906.


Por Euges Lima (Historiador)

Após ser eleito presidente do Brasil em 1906, antes de tomar posse, Afonso Pena, o sexto presidente da República e quarto eleito pelo voto direto, com o objetivo de tornar-se mais conhecido pela população, ter um contato direto com o povo e ao mesmo tempo conhecer os problemas e as necessidades da população e das instituições públicas do  país que iria administrar nos próximos anos, resolveu fazer uma excursão longa e exaustiva pelo Brasil, de norte a sul, visitando dezoito capitais e percorrendo mais de 21 mil quilômetros durante quatro meses.


Entre  essas capitais visitadas, estavam São Luís e Teresina, é nesse contexto da passagem do presidente Afonso Pena pelo Maranhão e o Piauí  que a pequenina e nascente  vila de Tutóia que tinha acabado de mudar de sede - em 1901 mudou a sede do interior (Tutóia Velha) para o litoral, o povoado Porto de Salinas (Tutoia Nova) - Que  em meio a esse roteiro e estrategicamente localizada, ou seja, numa região portuária e ao mesmo tempo na divisa do Maranhão com o Piauí, sendo separada apenas pelo rio Parnaíba, acabou recebendo a  ilustre visita do presidente eleito e sua comitiva.


A 16 de maio a comitiva do presidente eleito embarcou no Rio de Janeiro no paquete Maranhão, oferecido pelo Lloyd Brasileiro. Depois de passar por várias capitais do nordeste e norte, finalmente chegou em São Luís no dia 4 de julho, onde são recebidos pelo governador Benedito Leite e demais autoridades. Percorrendo a tarde as principais ruas do centro de São Luís, sendo sonoramente ovacionado pela população.


Depois de passar quatro dias em São Luís, Afonso Pena e sua comitiva sobem o rio Itapicuru a bordo de um pequeno barco chamado "Barão de Grajaú" em direção a Caxias. A 14 de julho, a excursão partiu de trem para Flores( atual Timon). Abordo do vapor "Teresinense" atravessaram o rio Parnaíba e chegaram até a capital do Piauí, Teresina.

Presidente Afonso Pena


De volta ao Maranhão, rio Parnaíba abaixo no vapor Teresinense, a comitiva do presidente eleito, finalmente, desembarcou em Tutóia na noite do dia 18 de julho. Ao desembarcar no município, Afonso Pena é recebido pelo Coronel Paulino Neves, principal liderança política de Tutoia e o grande responsável e articulador da mudança da sede do município, fundador da Tutoia Nova. 


Aproveitando a grande oportunidade da inusitada visita de um presidente eleito na "florescente Vila", calorosamente acolhido pela população, o Coronel Paulino Neves não perdeu tempo, ansioso pelo desenvolvimento da promissora Tutóia, tratou logo de negociar com o presidente Afonso Pena a promessa de implantação de uma agência de Telégrafos e Correios, o que foi cumprido dois anos depois, em 13 de fevereiro de 1908, quando foi inaugurado os correios naquele município. 


No outro dia a sua chegada, 19 de julho, a tarde, a excursão do presidente partiu, embarcou no paquete Maranhão rumo ao Porto de Vitória, sua próxima parada, não sabendo Afonso Pena, que passados cento e catorze anos, ele seria o único presidente a visitar aquele município do interior do Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário