segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Alunos do Parfor/UFPI promovem Seminário sobre LIBRAS em Tutóia

  

Um grupo de alunos do Curso de Libras do Parfor/UFPI, organizado pelas professoras Valdinete Soares e Helenice Barroso, em parceria com a APAE (Associação de Pais) e Secretaria de Educação de Tutóia promoveu o I Seminário sobre o tema no município. 


O seminário teve como tema principal o acesso das populações vulnerabilizadas (negros, indígenas, deficientes e surdos) à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


Entre os palestrantes destacamos a participação de professores da Universidade Federal do Piauí, do Secretário de Turismo, Patrick Araujo, Merval Filho do SINSPUTPAN e do estudante de Direito, Elivaldo Ramos. 


A equipe da UFPI contou com Glória Ferro (Doutora em Educação e Coordenadora do Parfor UFPI); Maraisa Lopes (Doutora e Coordenadora do Curso Letras Libras); Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do Parfor/UFPI), e Marli Clementino (Doutora em Educação). O grupo visitou a Comunidade Quilombola Itaperinha. 


Grupos tradicionais também participaram do evento: a capoeira Terra das Areias Brancas e o caroço da comunidade quilombola Itaperinha.





O evento teve tradução simultânea em LIBRAS realizada pelas alunas do PARFOR/UFPI





O grupo realizou uma visita à comunidade quilombola Itaperinha


Maraisa Lopes disse que “esse momento representa uma oportunidade de troca de conhecimentos, como fizemos na comunidade quilombola Itaperinha (...). Estamos avançando cada vez mais em uma política mais inclusiva na educação brasileira no que se refere à Libras, que hoje é uma necessidade, não só na sala de aula, mas em todos os órgãos públicos”, pontuou.


Em Itaperinha os professores acompanharam de perto como a comunidade fabrica a farinha artesanalmente e outros afazeres.





Nenhum comentário:

Postar um comentário