Advogado Gabriel Barros de Resende, Vereador Elton Caldas ( Presidente da Comissão) |
Entenda o caso:
O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Paulino Neves, Izaque Carvalho, foi afastado do cargo de vereador no dia 14/08 quando foi colocado em pauta um requerimento solicitando afastamento do parlamentar por suspeita de ter cometido improbidade administrativa durante o biênio 2021-2022, quando ele ocupou a presidência da Casa Legislativa.
A denúncia foi apresentada pelo o Sr. Acredino da Silva Macedo que concorreu ao cargo nas eleições de 2020 e é suplente do vereador Izaque.
O requerimento foi aprovado pela maioria dos parlamentares com um placar de 09 a 01, com o resultado consolidou-se o afastamento do vereador por 90 dias, assumindo o cargo vago o suplente Acredino da Silva Macedo (Kedim do Barrocão), sendo empossado na noite de quinta-feira 17/08, porém o vereador Izaque recorreu da decisão na Justiça da Comarca de Tutoia e logrou êxito, retornando a casa legislativa sob força de liminar expedida pelo juiz Gabriel Almeida de Caldas, no entanto a decisão judicial não entrou no mérito no que tange a investigação, ela prossegui em tramites legais, pois o juiz se limitou somente no afastamento cautelar do vereador que por hora está sendo investigado por uma Comissão Processante.
Cumprindo a decisão liminar, o Presidente da Câmara Manoel Rocha em Sessão Ordinária empossou Izaque Carvalho ao cargo de vereador, na manhã de segunda-feira 09/10.
Com tudo a Comissão Processante segue dando continuidade aos trabalhos apurando as denuncias contra o vereador.
A Comissão que é composta pelos vereadores, Elton Caldas (presidente da Comissão), Coronel Bernardo (Relator), Júnior Lobato (Membro), Darlisson Ferreira (Membro) e Lourença Costa / Tula (Membro), realizou sessão na tarde de segunda-feira (09) para colher esclarecimentos da empresa Estrela Comércio que por sua vez enviou um representante, o Advogado Gabriel Barros de Resende.
Objetivo da oitiva foi de colher esclarecimentos sobre o processo de licitação nº 002/2022 realizado em 22 de novembro de 2022 na qual a empresa Estrela Comércio foi a vencedora e teve como representante presencial o Sr. Victor Iago Ferreira Estrela que não compareceu a Sessão, enviando um representante.
O Presidente da Comissão Processante, Elton Caldas, abriu a sessão e a Comissão deu início aos trabalhos.
Fazendo uso da palavra o relator, vereador Coronel Bernardo, fez questionamentos ao representante da empresa e um deles foi saber se o senhor Victor Iago esteve presente no plenário da casa legislativa onde foi realizado o pregão presencial 02 de 2022 no dia 22 de novembro do ano de 2022. E ao fazer uso da palavra o Advogado Gabriel Barros de Resende disse não saber responder.
Após alguns questionamentos e não havendo mais nada a tratar, o presidente Elton Caldas encerrou a Sessão.
Segundo o relator, a oitiva ficou comprometida uma vez que o senhor Victor que participou do pregão não compareceu.
Foi registrada a ausência dos vereadores(a): Tula e Júnior Lobato.
Segundo o presidente da Comissão todos os vereadores estavam cientes da Sessão inclusive o vereador Izaque Carvalho que foi intimado através de ofício.
A Comissão segue seu curso normal de investigação até concluir os trabalhos que poderão levar a um julgamento de cassação o vereador investigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário