sábado, 19 de outubro de 2013

Parnaíba/PI sedia 1º Salão de Turismo da Rota das Emoções. Prefeito de Tutóia, no Maranhão, não dá a mínima para o encontro, negando apoio aos artesãos e grupos folclóricos convidados pelo SEBRAE.

 

Diringa Baquil, um prefeito que envergonha os Tutoienses.

 

Começou dia 18 e irá até o dia 20 (domingo), deste mês, a primeira edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções, em Parnaíba-PI e tem como objetivo divulgar o  Delta das Américas, conhecido também como Delta do Parnaíba.

 O Delta das Américas tem sua localização nos dois Estados: Piauí e Maranhão. Ele, possibilita ao turista o contato direto com um verdadeiro espetáculo da natureza.

O Salão será um momento para discutir o que já foi feito e o que há por fazer, oportunidades para desenvolver o turismo regional.

Há necessidade de se discutir estratégias para uma maior projeção desta área voltada para o turismo ecológico.
O SEBRAE (Piauí e Maranhão) organiza este grandioso evento importantíssimo para o desenvolvimento dos municípios.

O Salão discutirá ações estratégias para uma maior projeção do turismo na Rota das Emoções, tanto no Brasil como no exterior.

Os 14 municípios que fazem parte da Rota das Emoções terão estandes no Salão de Turismo. Do Piauí, estarão presentes representantes de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. Do Ceará, os municípios contemplados são Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Do Maranhão são as cidades de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutoia e Santo Amaro.

Os artesãos de Tutoia convidados para expor seus produtos artesanais, verdadeiras obras de arte, bem como os dois grupos folclóricos convidados para abrilhantarem este evento e divulgar o nome de Tutóia ao mundo, o boi “Archote” e o “boizinho Araçá” conseguiram chegar ao 1º Salão de Turismo da Rota das Emoções graças à suas próprias forças de vontade e aos amigos da cultura e das politicas quanto a priorizar a geração de renda.

Destaca-se entre outros cidadãos que sensibilizados com as dificuldades dos artesãos e dos grupos folclóricos contribuíram para que Tutóia estivesse representada no Salão de Turismo em Parnaíba/PI, o advogado Chico Canavieira, Rodrigues, da Ativa Contabilidade, Bernardo Pedro como também Rocha Filho, Prefeito de Água Doce/MA.
  



Veja a seguir mais detalhes sobre o 1º Salão de Turismo da Rota das Emoções em Parnaíba/PI obtidas de matéria  do jornal Diário do Nordeste (Edição, 07/10/2013):

“Parnaíba/PI sedia 1º Salão de Turismo da Rota das Emoções”.


Entre os mais de 50 expositores do evento estarão, também, operadores e agentes de turismo parceiros da Rota das Emoções, artesãos e meios de alimentação, além dos roteiros complementares Serras Nordeste, Costa dos Ventos e São Luís. A programação do evento inclui, além de divulgação de atrativos e serviços, encontros de negócios, seminários, oficinas e apresentações culturais.


Teremos, também, o Mutirão da Legalização. A ideia é formalizar o maior número de empreendimentos que atuam no roteiro. Um encontro de prefeitos também está na programação do evento. Será um momento para discutir alternativas de desenvolvimento da Rota das Emoções, destaca Mário Lacerda. O 1º Salão da Rota das Emoções é uma realização do Sebrae do Piauí, Ceará e Maranhão.

Festival das Emoções

Paralelo ao Salão de Turismo acontecerá, ainda, o Festival das Emoções, envolvendo competições de ciclismo, atletismo, kitesurfe e enduro. Serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios. Além das atividades esportivas, o evento envolverá, ainda, shows com artistas locais e nacionais, como Teófilo Lima e Emerson Nogueira; apresentações culturais, entre outras ações.

As atividades do evento acontecerão simultaneamente nos municípios de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, alguns dos destinos da Rota das Emoções no Piauí.

Parceiros

O Festival das Emoções é uma realização do Sebrae no Piauí e do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, com organização da Radical Produções e supervisão das Federações de Motociclismo, Atletismo e Ciclismo do Piauí; e da Signature, nas provas de kite.

Fonte: Diário do Nordeste (01/10/2013)

 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário